quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Estrada Real - Primeiro Dia

Resolvi fazer essa viagem após receber um e-mail do pessoal do Mountainbikebh me convidando para ir junto... Agradeço de uma vez o convite do Rommel Simpson que lembrou de mim quando pensaram em cicloviajar! E também ao site Mountainbikebh, que sem ele não seria possivel interagir, organizar e divulgar essa viagem.


Depois de resolver ir, tive que gastar meu único dinheiro para dar uma manutenção geral na bike e trocar algumas peças que estavam avariadas por causa da última viagem (cicloturismo - litoral). Como gastei todo meu dinheiro na bike, fiquei sem 1,00 para usar durante a viagem... mesmo assim, resolvi ir!

Assaltando a dispensa da minha casa, roubei 2 pacotes e macarrão, algumas sopas, sucrilhos, bolachas, goibada, 3 laranjas, 3 limões, 1 saco de granola, 12 barras de cereais, 1 torrone.Apesar deu estar levando uma "SUPER" alimentação, eu tinha outros planos pra conseguir complementos quando eu precisasse. Não estava preocupado em não levar dinheiro, estava preocupado com o meu preparo... pois não pedalava desde Janeiro. E outra, não sou acostumado a pedalar em estrada de terra, o que é bem mais cansativo e desgastante.

Tudo preparado, resolvi ir para Diamantina em um só dia... estava levando bastante peso nos alforjes, mas estava confiante. Me preparei como eu pude e me alimentei muito bem dias antes da viagem... até porque, não sabia quando ia comer algo gostoso dinovo.
No dia 19 de Julho eu sai de casa as 4horas da manhã.
Quando sai, minha mãe tentou me convencer a não fazer "esta loucura"... mas eu fui! Estava muitro frio, então usei moletom até umas 8horas da manhã... quando já estava no sentido Brasília da br040.
Me lembrava desta estrada... e lembrava que ela estava sendo duplicada quando tentei ir pra Brasília em 2008. Então, depois de Sete Lagoas já tinha alguns trechos prontos... e outros que pareciam estar no mesmo lugar de quando eu passei lá em Fevereiro do ano passado.

Pedalei uns 80 km sem parar... até quando a fome bateu e eu resolvi comer algo ... Cheguei em um restaurante que tinha bastante movimento do pessoal da estrada.

Arranquei uma folha e escrevi: "estou fazendo uma viagem de bh>diamantina e diamantina> ouro preto (DE BICICLETA)... e hoje preciso de uma ajuda para almoçar."

Foi então que preguei ela na bike e fiquei esperando... Em uns 10min eu consegui uns 10,00.
Até quando o segurança do local acabou com minha festa dizendo: "É proibido ficar pedindo aqui na frente!". Disse que estava com fome, e acabou que o restaurante me cedeu um prato de comida.
Após almoçar, continuei e cheguei no trevo que me levaria até CURVELO.
Ainda faltava muito para Diamantina... e a estrada era bastante mista: subida, descida, reta.
Nesse trecho até curvelo, vi um acidente que engavetou a estrada por uns 2km, teve um "pare e siga", pois existe uma obra na estrada próximo a cidade de Curvelo.
E havia também PICHE, muito PICHE, o que me atrasou e me fez desistir de chegar em Diamantina pedalando.

Próximo a Curvelo, pedalei e uma estrada que recem tinha colocado o Piche de aslfato... Resultado: o piche grudou em mim, bike, roupa... TUDO! quando percebi já era tarde. Em Curvelo, a primeira coisa que procurei foi um posto de gasolina... e quando cheguei pedi pra tomar um banho. Foi nessa hora que conheci o Paulo e suas filhas.

Ele foi um pai pra mim... conseguiu um sabonete, querosene, gasolina, óleo disel ... tudo para tirar o piche que estava grudado em todo meu corpo.

Depois do banho, a gente foi limpar a bike... TAVA UMA CONFUSÃO! tudo sujo, grudento e fedendo. Ele sabia que eu estava com fome e me chamou pra jantar na casa dele... Comi um gigantesca panela de comida que acho até assustaram. A esposa dele está grávida mais uma vez de uma menina... Super simpática como todos ela me deu um conselho: disse pra eu não dar aula pra ensino fudamental e médio depois que me formar... Vou seguir o conselho dela! ;)

Depois, fomos em busca de mais dinheiro, para eu conseguir comprar uma passagem pra diamantina que custava R$26,00.Voltamos até o posto e ele pediu dinheiro pra me ajudar pros frentistas... eles deram em média de 10,00. Com mais 8,00 ou 6,00 que já tinha conseguido (no almoço)... ficou faltando pouco.

Fomos pedalando até a rodoviária, eu o Paulo e suas duas filhas: Mariana e Ana Paula. Quando chegamos ficamos sabendo que havia acabado de sair um ônibus e que demoraria mais ou menos uma hora para sair outro. O Paulo gentilmente me deu o dinheiro que restava para completar a passagem e se despediu após ter me ajudado tanto. Queria ter dado um abraço forte nele, mas na hora acho que fiquei tímido. Mas o forte abraço fica aqui...

OBRIGADO MAIS UMA VEZ PAULO

Belo Horizonte > Curvelo
Distância: 177km
Velocidade Máxima: 54 km/h
Tempo de pedal: 10h13min
Velocidade média: 17.4 km/h

Um comentário:

  1. Nem li tudo mas curti a cicloviagem. Da próxima vez imenda + 100 km até Buenópolis que vai ser legal.
    Se der tudo certo, faço BH a Buenópolis no segundo semestre ou em 2013, passando por um trecho razoável da estrada real.
    Abs.

    ResponderExcluir