domingo, 23 de agosto de 2009

Estrada Real - Segundo Dia

Após ter pego o ônibus na rodoviária com a ajuda do Paulo, cheguei a Diamantina mais ou menos meia noite. Dias antes já tinha contactado uma república estudantil pelo orkut pedi hospedagem de 1 dia pois estava sem grana e estava viajando de bike.
Fiquei na República Arapuca,onde fui muito bem recebido... comi bolo, bebi toddy e dormi feito um anjo após ter pedalado o dia todo.
Ao amanhecer, as 6horas ..fui na rodoviária ver se os meninos já haviam chegado...
Logo logo, o Rommel me ligou e avisou que eles estavam tomando café... Assim que ele me ligou, peguei minha bike na repb me despedi e fui encontrar com o pessoal.
Encontrando eles... tiramos uma foto das bikes e começamos a viagem a partir do marco "zero" da Estrada Real.

Logo ao sair de Diamantina senti o peso da estrada de terra, da qual não sou muito familiarizado... Sempre pedalei em asfalto, o que é bem mais light. Minha bike é uma Caloi Supra, 21v, câmbio traseiro shimano acera e o dianteiro é alivio, com freios deore... e não uso pedal de encaixe.

Isso tudo torna a terra minha inimiga. Pois perco na pedalada, fazendo apenas força para baixo (com as pernas). Resumindo... não tenho relação suficiente para andar na terra... e mesmo assim eu encarei essa aventura.

Saindo de Diamantina, vem uma espécie de salão de pedras dos dois lados da estrada.... O visual é muito lindo...

O primeiro dia era pra ser tranquilo... pra gente começar ir se acostumando com a viagem aos poucos... Na programação da viagem a gente iria pedalar apenas 32km... Mas nunca foi tão sofrido pedalar isto.

Acontece que logo no início da viagem, o Vinicius começou a passar mal... ficar enjoado e perder as forças pra pedalar... o Rommel e o Léo foram pedalando e não repararam que a gente ficou para trás.

Falei com o "Vina" (Vinicius) para parar e vomitar o que tinha que vomitar... então sentamos em baixo de uma árvore e ele ficou la tentando chamar o JUCA. Nada aconteceu até eu cortar um limão e espremer na garrifinha de agua dele e mandar ele beber. Depois do Juca dar "Oi" seguimos... O Rommel e o Léo estavam voltando (preocupados)... e quando nos avistaram ... o Juca foi apresentado a eles também.

Paramos logo em seguida do lado de uma bica e ficamos mais de uma hora esperando o Vinicius se recuperar. Foi lá que conhecemos uma figura de Diamantina chamado João Diniz. E também foi lá que resolvi comer um sanduíche que o Léo ia jogar fora (sanduíche de presunto e queijo). Assim que o Vina melhorou, seguimos devagar e sempre até um vilarejo chamado Vau. Onde paramos em um bar chamado "Primeiro e Ultimo Gole". Lá ficamos mais uma hora descansando... Resolvemos tomar um guaraná antes de seguir... E foi ai que algo começou a fermentar na minha barriga. Detalhe: quem pagou o refri foi o Léo.Após isso, avisei pra galera: "acho que estou passando mal"... mas ninguém me levou a sério. Mais pra frente, após um grande subida que eu tinha ficado para trás... e eles me esperaram e viram que não era brincadeira.

Quando cheguei, desci da bike e sentei na espera do Hugo. Reparem só a minha cara como estava ótima:Quando gritei o Hugo mil vezes e minha pressão baixou e comecei a ter calafrios... resolvi ir embora pq se não ia escurecer e ia acabar ficando por ali mesmo. Levantei, tomei água e vi que tinha uma descida onde iríamos passar por uma ponte e depois começaria uma subida forte. Nesta subida final, chegou um ponto que não estava aguentando mais pedalar... de tanto passar mal. E comecei a empurrar, e a empurrar .. e São Goçalo do Rio das Pedras não chegava NUNCA.

Fui subido... e o Vina me acompanhou nesta saga... até que chegamos a placa que dizia: Amém! O Rommel e o Léo estava nos esperando. Ficamos descansando um pouco e seguimos até a pousada que os meninos iriam ficar... Eles já haviam depositado metade da diária ao planejar a viagem. E eu? eu não havia planejado nada... mas estava passando muito mal para tentar algo assim que cheguei na "cidade".

Larguei minhas coisas em frente a pousada que eles iam ficar "Pousada Fundo de Quintal" e deitei la na varanda do lugar... e apaguei.

Quando acordei, o Vina disse para eu ir tomar um banho... Os meninos já haviam lavado as bikes e tomado seus respectivos banhos.

Quando sai do banho, fui lavar umas peças de roupa e os meninos foram jantar. Eles me convidaram... mas eu não tinha um puto no bolso então recusei. Após botar minhas roupas no varal... fui até a minha bike e peguei um pacote de macarrão. Dai subi a rua da pousada a procura de uma casa.É um bom método de abordagem... e fiz da seguinte forma:

Escolhi uma casa... bati palma e disse "ô de casa" .. uma moça me atendeu e expliquei a ela minha situação, contei o que estava fazendo... As vezes, não dá certo....
Mas de primeira eu consegui. E então entrei na csa da senhora.. e comecei a conversar em quanto a filha dela foi pra cozinha preparar o macarrão.
Após um bom papo com a senhora... descobri que ela era a mãe da dona da pousada que os meninos iam ficar... Pedi a ela pra ele me ceder seu quintal, apenas pra eu passar a noite... e ela disse pra eu ficar na pousada com meus amigos. Mas avisei: to sem dinheiro. E ela disse: sem problema.

A dona da pousada apareceu por lá e conversou comigo... dizendo que poderia ficar no quarto de um dos meninos (tinha cama sobrando). Em seguida a macarronada ficou pronta: uma bela macarronada com ovo cozido, molho com creme de leite e tudo que eu pedi a Deus.

Me despedi, agradeci e fui para a pousada, onde os meninos já estavam acomodados. Fiquei no quarto do Léo, onde conversamos durante alguns minutos e depois fomos dormir. No dia seguinte iriamos em direção a Serro.

Diamantina > São Goçalo do Rio das Pedras
Distância: 36km
Velocidade Máxima: 36.5km/h
Tempo de pedal: 3h41min
Velocidade média: 9.8km/h

Um comentário:

  1. Tadinho gente.. rs.. sua cara de passar mal é linda sabia? =]
    Relato ta ficando otimo amor, continue!
    Beijão!

    Yasmin S.

    ResponderExcluir